Blog Ilton Muller

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado está em nova sede

Entidade precisa de recursos para manter o trabalho de assistência social, suporte e conscientização

Oferecer assistência social e psicológica aos familiares e pacientes com câncer estão entre os propósitos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado há 45 anos. Este trabalho voluntário ganhou um novo incentivo desde terça-feira (1° de junho), quando este trabalho passou a ser oferecido em novo endereço: uma das casas do complexo do Centro Municipal de Cultura, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. Até então o atendimento ocorria no Centro Municipal de Saúde (Postão), em espaço que restringia o acolhimento.
“Aqui ficou muito bom!”, comentou Diva Masotti, uma das fundadoras de Liga em Gramado, junto com a idealizadora, Ermida Perine, em 1976. Diva fez questão de prestigiar o primeiro dia de atendimento no novo endereço, estimulando as voluntárias que seguem trabalhando desde o início da pandemia. Diva e outras voluntárias não estão atuando presencialmente, mas continuam apoiando a causa.
“Não podemos parar. Dói ter que dizer um “não” para as pessoas”, afirma Nelsi Salvador, presidente da Liga. Além dela, seguem atuando presencialmente as voluntárias Tatiana da Silva Lemes (vice-presidente), Kathia Monticelli de Aguiar (tesoureira) e a psicóloga  Manoela Mazotti. O atendimento ocorre todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h30.

Ajuda financeira aos pacientes
A principal ação da Liga tem sido o oferecimento de auxílio financeiro às famílias e pacientes para a compra de passagem, alimentação especial, medicamentos e combustível. Segundo as voluntárias, desde o início da pandemia ocorreram, em média, dois novos atendimentos por mês. No momento, 100 pessoas encontram suporte no trabalho da Liga.
Se o número de pessoas que procuram a Liga aumentou, as fontes de recursos diminuíram. Os dois principais eventos que geravam receita não ocorreram em decorrência das pandemia: o Chá da Solidariedade (promovido por patronesses) e o Homens na Cozinha. Os recursos oriundos da Prefeitura, como as emendas impositivas propostas pelos vereadores, tiveram repasses reduzidos.
Para sensibilizar a comunidade a fazer doações financeiras à Liga, as voluntárias promoverão uma campanha pelas próprias redes sociais, divulgando o PIX em que pode ser feita a doação: ligadegramado@gmail.com. “Qualquer valor é sempre bem-vindo”, afirma Kathia, preocupada com a redução das receitas da entidade.


Pequenos exemplos que estimulam
O incentivo ao trabalho das voluntárias vem, também, de pequenos exemplos. Como da memina Giulia Bertoluci Müller, 12 anos, que doou uma mecha de cabelos para a Liga de Gramado. Na terça feita, acompanhada da mãe Grasiela Bertoluci, ela fez a entrega às voluntárias, numa lição de desapego e preocupação com o próximo. O cabelo será encaminhado para a confecção de perucas, acessório importante para a elevação da autoestima das pacientes de câncer, que perdem cabelos quando estão em tratamento quimioterápico.


Como apoiar a Liga
A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos que tem o propósito oferecer assistência e suporte às famílias e pacientes com câncer. Além disso, a Liga já realizou ações de conscientização na prevenção ao câncer, como no Outubro Rosa. Apesar da denominação, a Liga é um movimento de homens e mulheres preocupadas com a causa do câncer. E suas ações beneficiam qualquer pessoa, independente de gênero.
Quem quiser ajudar pode contatar as voluntárias todas as terças-feiras, das 13h30, às 15h30, numa das residências do complexo do Centro Municipal de Cultura. Os contatos podem ser feitos, também, pelo e-mail ligadegramado@gmail.com.
E as doações podem ser feitas no PIX ligadegramado@gmail.
Crédito ds fotos: Ilton Müller

Tags:Voluntariado

Confira outros posts

Iniciam sexta-feira as homenagens à Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela
Webserie apresenta o ofício dos guasqueiros e a arte gaúcha do couro
UCS Hortênsias coloca 104 novos profissionais no mercado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!