Blog Ilton Muller

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado está em nova sede

Entidade precisa de recursos para manter o trabalho de assistência social, suporte e conscientização

Oferecer assistência social e psicológica aos familiares e pacientes com câncer estão entre os propósitos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gramado há 45 anos. Este trabalho voluntário ganhou um novo incentivo desde terça-feira (1° de junho), quando este trabalho passou a ser oferecido em novo endereço: uma das casas do complexo do Centro Municipal de Cultura, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. Até então o atendimento ocorria no Centro Municipal de Saúde (Postão), em espaço que restringia o acolhimento.
“Aqui ficou muito bom!”, comentou Diva Masotti, uma das fundadoras de Liga em Gramado, junto com a idealizadora, Ermida Perine, em 1976. Diva fez questão de prestigiar o primeiro dia de atendimento no novo endereço, estimulando as voluntárias que seguem trabalhando desde o início da pandemia. Diva e outras voluntárias não estão atuando presencialmente, mas continuam apoiando a causa.
“Não podemos parar. Dói ter que dizer um “não” para as pessoas”, afirma Nelsi Salvador, presidente da Liga. Além dela, seguem atuando presencialmente as voluntárias Tatiana da Silva Lemes (vice-presidente), Kathia Monticelli de Aguiar (tesoureira) e a psicóloga  Manoela Mazotti. O atendimento ocorre todas as terças-feiras, das 13h30 às 15h30.

Ajuda financeira aos pacientes
A principal ação da Liga tem sido o oferecimento de auxílio financeiro às famílias e pacientes para a compra de passagem, alimentação especial, medicamentos e combustível. Segundo as voluntárias, desde o início da pandemia ocorreram, em média, dois novos atendimentos por mês. No momento, 100 pessoas encontram suporte no trabalho da Liga.
Se o número de pessoas que procuram a Liga aumentou, as fontes de recursos diminuíram. Os dois principais eventos que geravam receita não ocorreram em decorrência das pandemia: o Chá da Solidariedade (promovido por patronesses) e o Homens na Cozinha. Os recursos oriundos da Prefeitura, como as emendas impositivas propostas pelos vereadores, tiveram repasses reduzidos.
Para sensibilizar a comunidade a fazer doações financeiras à Liga, as voluntárias promoverão uma campanha pelas próprias redes sociais, divulgando o PIX em que pode ser feita a doação: ligadegramado@gmail.com. “Qualquer valor é sempre bem-vindo”, afirma Kathia, preocupada com a redução das receitas da entidade.


Pequenos exemplos que estimulam
O incentivo ao trabalho das voluntárias vem, também, de pequenos exemplos. Como da memina Giulia Bertoluci Müller, 12 anos, que doou uma mecha de cabelos para a Liga de Gramado. Na terça feita, acompanhada da mãe Grasiela Bertoluci, ela fez a entrega às voluntárias, numa lição de desapego e preocupação com o próximo. O cabelo será encaminhado para a confecção de perucas, acessório importante para a elevação da autoestima das pacientes de câncer, que perdem cabelos quando estão em tratamento quimioterápico.


Como apoiar a Liga
A Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma instituição sem fins lucrativos que tem o propósito oferecer assistência e suporte às famílias e pacientes com câncer. Além disso, a Liga já realizou ações de conscientização na prevenção ao câncer, como no Outubro Rosa. Apesar da denominação, a Liga é um movimento de homens e mulheres preocupadas com a causa do câncer. E suas ações beneficiam qualquer pessoa, independente de gênero.
Quem quiser ajudar pode contatar as voluntárias todas as terças-feiras, das 13h30, às 15h30, numa das residências do complexo do Centro Municipal de Cultura. Os contatos podem ser feitos, também, pelo e-mail ligadegramado@gmail.com.
E as doações podem ser feitas no PIX ligadegramado@gmail.
Crédito ds fotos: Ilton Müller

Tags:Voluntariado

Confira outros posts

Agricultores de Gramado recebem selo de produção orgânica
Felinos do Gramadozoo ganham peixes na Sexta Santa
Semana do Meio Ambiente de Canela inicia no sábado (5)

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!