Blog Ilton Muller

Juliana Sehn defendeu a valorização dos Conselhos e Conselheiros Municipais

Ela foi a oradora do espaço disponibilizado na sessão da Câmara de Gramado

Na reabertura do espaço da Tribuna do Povo na Câmara de Vereadores de Gramado, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Juliana Sehn, falou da importância do trabalho dos Conselhos Municipais, independente do setor que representem. 
Juliana explicou que a ideia dos conselhos surgiu antes da Constituição de 1988, resultado da mobilização popular que reivindicou a institucionalização da presença da sociedade civil nas tomadas de decisão do Poder Executivo. “A participação social é imprescindível para o exercício  da cidadania, afinal, o contato do cidadão com a esfera pública aproxima-os do processo, ações e políticas públicas que dizem respeito às suas vidas. Impactarão diretamente no seu dia a dia”.
Segundo ela, os conselhos municipais são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de politicas públicas”. Lamentou que os conselhos são pouco divulgados e, consequentemente, ficam invisíveis para boa parte da população. “A existência dos conselhos é uma vitória para a cidadania”, frisou ao defender a atuação deles.
Juliana ressaltou que os conselhos municipais são espaços compostos por pessoas do Poder Executivo e da sociedade civil. Os conselhos municipais são órgãos colegiados e permanentes, deliberativos ou  consultivos. Alertou para a importância da compreensão do trabalho dos conselheiros que devem ter um olhar coletivo e conhecer tudo o que envolve o setor que representam. “Não podemos ser conselheiros apenas para cumprir protocolos e analisar medidas quando solicitado. Participar de um conselho demanda tempo e disposição para ler, estudar e se apropriar de tudo que envolve o conhecimento de um setor. Demanda abdicar de olhar apenas para o benefício próprio e buscar o crescimento coletivo”.

Como participar da Tribuna do Povo
O espaço da Tribuna do Povo da Câmara de Gramado está reaberto para uso presencial da comunidade de Gramado. Qualquer cidadão ou representante de organização da sociedade civil com sede no município pode participar. A Tribuna do Povo consiste em um depoimento da população promovido nas sessões ordinárias do Legislativo. Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário junto à recepção da Câmara de Vereadores. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3295-7000.
O tempo regimental para esta fala é de sete minutos. O inscrito poderá abordar demandas locais ou com repercussão em Gramado – não tratando de questões político partidárias, discriminatórias ou ofensivas; além de não abordar Projetos de Lei em trâmites no Legislativo. O formulário deve ser preenchido até 72 horas antes da reunião semanal da Mesa Diretora, realizada nas segundas pela manhã (é a Mesa Diretora, aliás, que validará inscrição do interessado).

 

Foto: Paulo Vargas/Divulgação

Tags:Tribuna do Povo

Confira outros posts

Casa Bauducco em Gramado é opção de cafeteria
Sky Palace Gramado sediou evento internacional
Três Coroas apresenta projeto para conclusão da Rota Panorâmica 

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!