Blog Ilton Muller

Gramado se prepara para Festival Internacional de Literatura

Nomes como Zeca Baleiro, Aline Bei, Afonso Cruz e Futhi Ntshingila estão entre os confirmados.

“Gramado vai ver que a literatura e a poesia vão florescer”. Foi com versos como este que a poetisa Jessica Rodrigues iniciou a apresentação oficial do FiliGram (Festival Internacional Literário de Gramado) nesta quarta-feira (27). O evento foi idealizado pela Prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Cultura e acontecerá de 02 a 11 de setembro deste ano no Território Criativo Vila Joaquina, junto ao Lago Joaquina Rita Bier.

Na ocasião, foi apresentada a temática do festival, que é “O livro está sobre a mesa: o papel da literatura em momentos de transformação”, exaltando a cultura e a literatura como bandeira principal, contando com personalidades nacionais e internacionais para compor a sua vasta programação, que será gratuita. Nomes como Zeca Baleiro, Aline Bei, Afonso Cruz e Futhi Ntshingila estão entre os confirmados.

 

Três eixos temáticos

“A gente se preocupa com a nossa população e com as pessoas que vão ter a vida transformada por esse evento”, enfatizou o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, que também apresentou os eixos temáticos que vão compor o FiliGram, acompanhado pelo coordenador de conteúdo, Fernando Gomes. São eles, o eixo Polaroid Brasil, falando sobre diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis; Mercato, abordando o mercado editorial; Orgânico, trazendo o engajamento digital de autores e leitores; Campi, falando de academia, teoria e alegria; e o Digiteen, com a parte lúdica e linguagens teen.

Além da realização de sessões de autógrafos, painéis e debates, também acontecerá um programação noturna, denominada FiliGram Nights, que acontecerá em bares e restaurantes da cidade, unindo literatura e gastronomia.

“Gramado é uma cidade que respira turismo e cultura todos os dias e cada um com suas ideias inovadoras como este festival fez Gramado se transformar em uma cidade desejada”, finalizou o Prefeito Nestor Tissot sobre o evento.

 

Foto: Convidados se reuniram em loja da Jolimont para apresentação do FiliGram.

Crédito: Ascom/PMG

Tags:FiliGram

Confira outros posts

Praça João Corrêa, no Centro de Canela
Estão abertas as inscrições do concurso de decoração Brilha Gramado
Christmas In Concert brilhou no palco do Teatro Municipal

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!