Blog Ilton Muller

Festuris: crescimento expressivo mostra a força do evento

Evento acompanha o crescimento do mercado turístico pós-pandemia

Com o segmento turístico tendo uma movimentação positiva, o 34º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado já alcança um crescimento médio de 150% em relação ao evento de 2021. Em comparação a julho do ano passado, o Festuris já ultrapassou 140% na comercialização dos espaços e 155% na receita bruta.

Atento às novas demandas do mercado, o Festuris acontece de 3 a 6 de novembro, em Gramado. A solenidade de abertura do Festuris ocorre no Palácio dos Festivais no dia 3 (quinta-feira). Dias 4 e 5 (sexta e sábado) as atividades são concentradas no Serra Park, já no domingo, dia 6, os participantes retornam aos seus destinos. Neste ano, a estimativa é de atrair mais de 12 mil participantes, 2.500 marcas em exposição, 40 destinos internacionais e mais de 90 horas de conteúdo. As inscrições estão abertas!

 

Lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira

As novidades da 34ª edição foram apresentadas em um brunch com comunicadores, imprensa e influencers na manhã desta terça-feira (30), no Laghetto Viverone, em Porto Alegre. A Rede Laghetto foi a patrocinadora da ação que contou com o apoio do Café Colonial Coelho e Rota Romântica. As intervenções artísticas ficaram por conta do Quarteto da Camerata de Ivoti e Banda Tannenwald.

 

Expansão da feira

O Festuris 2022 será o maior e melhor já realizado. Essa afirmação é dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Uma das novidades é que o evento teve sua área física ampliada em cerca de 2 mil metros, utilizando completamente os dois pavilhões do Serra Park.

Tendo a sustentabilidade como um dos pilares do Festuris, os pavilhões receberão nova nomenclatura: Pavilhão Araucária (acesso 1) e Pavilhão Hortênsia (acesso 2) – este com uma área de mais de 2 mil metros quadrados.

Zorzanello pontua que o Festuris segue priorizando o fortalecimento da segmentação na feira de negócios. Além da feira geral, do espaço Green Experience, do espaço Business & Innovation, haverá o retorno do espaço Wedding, assinado pelo curador e conceituado cerimonialista César Serra. O espaço LGBT+ foi ampliado, conta com expositores inéditos e apresentará uma área de conteúdo, conforme adianta o curador Del Hay.

 

Pavilhão Hortênsia, a grande novidade

Dada a frenética recuperação do mercado turístico e a busca de consumidores por marcas e produtos que ofereçam o diferente e o exclusivo, aliando à experiência, o conceituado espaço Luxury foi ampliado e teve seu layout remodelado. O segmento estará localizado no Pavilhão Hortênsias, com credenciamento exclusivo, e contará com marcas como: Tap, Teresa Perez, Club Med, Casa Hotéis, Seychelles, Buenos Aires e Norwegian, segundo o curador do espaço, Marcelo Zingalli.

 

Turismo gastronômico é protagonista

Em março deste ano, o Ministério do Turismo lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico – Gosto Pelo Brasil. A proposta é desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino internacional de excelência neste segmento.

E é aliada a essa ascendência do segmento outra grande novidade da 34ª edição do Festuris, o espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a proposta é apresentar aos participantes do evento a herança gastronômica da região, assim como de alguns destinos internacionais. "Será uma enorme imersão em aromas e sabores, com experiências incríveis", pontua Zorzanello.

Além disso, Marta enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia. "Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que o segmento gastronômico nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo", justifica.

No espaço, também serão oferecidas aulas show e os expositores farão a comercialização e a demonstração de produtos e pratos especiais.

 

crédito_Geison Erdmann

 

 

Tags:Negócios e turismo

Confira outros posts

Na primeira sessão do ano teve manifestação do prefeito e de representante de diretores de escolas
Emoção marca inauguração da Praça Vó Lacy BertojaEspaço está situado no Loteamento Ipê Amarelo, no bairro Planalto
EGR vai construir viaduto na Várzea Grande

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!