Publicado em: sexta, 15 de julho de 2022 às 22:38
Festival de Cinema de Gramado e TikTok e lançam concurso no Brasil
Iniciativa busca incentivar as novas possibilidades do fazer audiovisual.

Marcado pelo pioneirismo, o Festival de Cinema de Gramado inova mais uma vez. No ano de seu cinquentenário, o evento lança, em parceria com o TikTok, a primeira edição da mostra #FestivalDeCurtas. A ação busca incentivar novos modelos e linguagens de produção audiovisual, integrando a plataforma de conteúdo.
A promoção tem por objetivo encorajar os usuários do TikTok a criar um curta-metragem de temática livre e duração de até 3 minutos para celebrar o Festival de Cinema de Gramado. Escolhido por uma comissão julgadora, o criador do filme vencedor ganhará uma viagem a Gramado para acompanhar o evento, que ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto. A produção selecionada será, ainda, exibida durante a programação do evento.
Incentivar novas possibilidades de audiovisual
Para Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Gramado está concentrando esforços em incentivar novas possibilidades do fazer audiovisual. “Ao longo desses cinquenta anos, sempre olhamos para a frente. Estamos em contato com o TikTok desde o ano passado, pensando em diferentes formatos para unir o cinema com a plataforma. Agora, para o ano cinquenta, concebemos essa mostra em um formato inédito no Brasil”, diz.
Coordenadora do Gramado Film Market, braço do Festival de Gramado dedicado ao mercado audiovisual, Gisele Hiltl comenta que a popularização da plataforma gera impactos na produção e no consumo do audiovisual. “Estamos com os olhares atentos a todas as maneiras de se fazer cinema, assim como nos diferentes modelos de consumo. O TikTok está mudando os hábitos de consumo do audiovisual nos dispositivos móveis. Isso gera um impacto na cadeia e queremos ver os realizadores usufruírem de toda a experimentação que a plataforma oferece”, afirma.
Abertura de portas para futuras ações da TikTok
Ronaldo Marques, Head de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, ressalta que a parceria entre a plataforma e Gramado pode abrir portas para futuras ações com outros festivais de cinema. “Tivemos um concurso em nível global com o Festival de Cannes este ano e o resultado foi muito proveitoso. Com Gramado, estamos construindo uma iniciativa positiva no Brasil em um momento tão marcante quanto a celebração dos cinquenta anos deste festival que é um dos mais respeitados da América Latina. Temos a certeza de que essa parceria tem potencial para se desdobrar em outras ações futuras, incentivando nossos usuários a refletir e produzir cinema dentro da plataforma”.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 27 de julho. Para inscrever seu filme é preciso possuir uma conta no TikTok. As orientações para inscrições, bem como o regulamento, estão disponíveis na plataforma.
Crédito da foto: Edison Vara/Arquivo do Festival