Blog Ilton Muller

Eventos movem a economia de Gramado e Canela

Convention Bureau estima mais de 400 eventos até setembro deste ano

 

O turismo de negócios difunde impactos positivos nas economias de Gramado e Canela. De pequenos encontros a grandes feiras com mais de 10 mil visitantes diários, as duas cidades se consolidaram como destinos ideais para eventos corporativos. Segundo o PROMEGC (Programa de Monitoramento dos Eventos de Gramado e Canela - pesquisa desenvolvida pelo Gramado Canela Convention & Visitors Bureau com os espaços para eventos das duas cidades), até o mês de setembro deste ano, foram realizados mais de 400 eventos, atraindo aproximadamente 120 mil turistas de negócios.

O Convention Bureau (CVB) tem papel importante dentro deste setor, oferecendo infraestrutura e serviços de alta qualidade, além de promover conexões que atraem esse tipo de turista para a Região das Hortênsias. Também movimenta a economia local, gerando oportunidades de negócios para os mais de 150 associados da entidade, que atuam em 49 segmentos diferentes.



Captar eventos e pesquisa]

“Além de nos preocuparmos em captar grandes eventos para contribuir com a economia da região, também realizamos pesquisas importantes, que ajudam a identificar o perfil do turista de eventos e também contribuem na captação de novos congressos. Estimativas internas revelam que cada turista de negócios gasta, em média, R$ 800,00 por dia durante sua estadia. Esse consumo injetou, até este momento do ano, mais de R$ 280 milhões na economia local”, conta Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau.
Outra pesquisa realizada pelo CVB, em alguns eventos captados e apoiados, mostrou que o turismo de negócios nessas cidades é marcado pela fidelidade dos visitantes. Surpreendentemente, 47% dos turistas de negócios que visitam a região o fizeram repetidas vezes, o que demonstra o encanto duradouro desses destinos.
Além disso, a pesquisa revelou algumas preferências interessantes dos visitantes de negócios. Apenas 3% viajam sozinhos, mais de 70% optam por se hospedar em hotéis, enquanto 20% preferem pousadas. Ainda mais surpreendente, 42% dos turistas de negócios têm uma renda familiar superior a R$ 10 mil, o que demonstra o perfil econômico diversificado desse público. Vamos fechar esse ano com 54 eventos captados e apoiados, um público de quase 70 mil pessoas e injeção na economia local de mais de R$ 165 milhões.

Tags:Turismo e negócios

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