Blog Ilton Muller

Escola de Voleibol Toque OK completou 20 anos

Desportista incansável, Otávio Krauspenhar lidera a formação de atletas e cidadãos

Para preencher uma lacuna na prática e ensino do voleibol, na região, o professor de educação física Otávio Krauspenhar, abriu em 25 de junho de 2001 a Escolinha de Voleibol Toque OK. Comemorou, portanto, 20 anos daquela proposta inovadora e que incentivou a prática do voleibol em Gramado. Em decorrência da pandemia, as aulas não ocorrem desde março do ano passado. Mas como é um desportista incansável, pretende retomar as atividades no próximo mês de agosto com todas as medidas de segurança sanitárias. Até antes da pandemia, Otávio mantinha as atividades da Toque OK na AABB (em Gramado) e na Escola Bom Pastor (Nova Petrópolis).

Formado em educação física, Otávio sempre adotou na escolinha um modelo que inclui formação e competição. “E isso resulta na formação de cidadãos”, acrescenta o professor. Segundo ele, o projeto pedagógico contempla disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade. “O importante é ter vontade, determinação e gostar de voleibol”, frisa o professor que formou gerações de atletas e amantes do esporte.

Os treinos incluem desenvolvimento de atividades ligadas à coordenação motora, treinos com bola, , agilidade, resistência física e velocidade. “A preocupação é com a formação integral de crianças e adolescentes”, afirma Otávio, destacando que a prática do vôlei como recreação ou competição tem valores semelhantes: educar crianças e adolescentes hoje, para serem adultos responsáveis amanhã. “Buscamos proporcionar aos alunos o esporte orientado e complementar à sua formação e educação, pois jogar e aprender são ações estreitamente relacionadas, A medida que nos desafiamos, jogamos com nossas possibilidades, estabelecemos nossos limites e nos defrontamos com situações novas, experimentamos nossas capacidades de auto-organização”, comenta o professor Otávio.

 

O voleibol é minha vida”

Natural de Nova Petrópolis, Otávio Krauspenhar, 63 anos, é formado em Educação Física pela Feevale. Lecionou de 1977 a 1980 na Escola Bom Pastor, em sua cidade natal, e de 1986 a 2001 atuou no Colégio Cenecista Visconde de Mauá, em Gramado. Poucos meses depois de deixar esta escola, criou a Toque OK, incentivado pelas experiências que teve na escolas por onde passou..

“O voleibol é minha vida. Exige dedicação, disciplina e treinamento”, afirma Otávio. Ele agradece a confiança dos pais e alunos da escolinha, além dos professores e diretores de escolas que sempre confiaram no seu trabalho. Cita, ainda, os gestores esportivos municipais que tem incentivado o voleibol, fortalecendo esta prática esportiva no município.

 

Missão da Toque OK

Disponibilizar a todas as crianças e jovens o direito ao esporte voltado à competição sadia, educação e valorização do potencial de cada integrante.

Tags:Esporte é vida!

Confira outros posts

Artistas lançam em Gramado mostra itinerante que percorrerá o Estado
Gramado promove etapa da Conferência Nacional da Educação
Secretaria da Cultura lança edital de financiamento “Retomada Cultural”

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!