Blog Ilton Muller

Entidades da região recebem conteúdos para atividades do projeto Arte que nos Toca

Ações que seriam presenciais precisaram ser adaptadas para respeitar regras do isolamento social

As restrições impostas pela pandemia e pela bandeira preta no RS, obrigaram o Grupo Daiene Cliquet – Artes a adaptar as ações do Projeto Arte que Nos Toca, previsto para ocorrer em quatro cidades da região. As atividades presenciais foram suspensas e as instituições receberam nesta semana os materiais necessários para a execução das ações culturais. O projeto é realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) que é financiado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Sedac.
O projeto ocorrerá de forma híbrida, com apoio virtual do grupo, se necessário. Foram contemplados o Crerh (Gramado), Caps (Canela), Apae (São Francisco de Paula) e Secretaria de Educação (Nova Petrópolis). No kit há materiais para confecção de bonecos (fantoches e bonecas de pano), além dos espetáculos de teatro de bonecos, disponibilizados em pen-drive. “Com isso, os locais poderão desenvolver com seus assistidos ou usuários, quando for possível, as aulas de artesanato e a exibição dos espetáculos. Infelizmente, neste momento, não podemos ir até os locais como era definida a proposta do edital”, explica Daiene Cliquet.
Cesar Cliquet reforça que em todas as instituições haverá, mesmo que de forma remota, apoio de uma profissional de psicologia que acompanhará o projeto. “Com conversas, ela vai avaliar as demandas de cada local e o possível benefício que o contato com a arte pode gerar”, aponta Cesar Cliquet, proponente do projeto.


Festival Virtual Arte que nos Toca
Em abril, as apresentações serão apenas online, de 1º a 15, com transmissões nos canais digitais Daiene Cliquet Artes: no Youtube a partir das 18 horas e Facebook, às 22 horas. O Festival Virtual Arte que nos Toca apresentará documentário das atividades presenciais realizadas desde fevereiro, além de transmissão de espetáculos de artistas convidados para o projeto.
No domingo de Páscoa, dia 4 de abril, o grupo Daiene Cliquet apresentará em teatro de bonecos a atividade “Contos de Páscoa - A magia do Coelhinho” e a contação da história “A Fazenda dos Ovos de Páscoa”, com Fernanda Ghesla. O público poderá acompanhar a estreia dessas duas atrações pelo Youtube e Facebook Daiene Cliquet Artes.


Na foto estão Daiene Cliquet e o coordenador interno CRERH Luciano Rodrigues Carvalho (crédito Cesar Cliquet)

Tags:Cultura

Confira outros posts

Gramado faz mutirão para aplicação da 2ª dose nesta terça-feira (26)
Largo da Borges faz coleta de alimentos em comemoração ao Dia das Mães
Legislativo entrega leite e fraldas para doações da Secretaria de Cidadania

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!