Blog Ilton Muller

Em 2001, soldado Vânia De Nale foi a primeira mulher salva-vidas do RS 

Esta é a segunda reportagem da série sobre o pioneirismo e protagonismo feminino

Por que não existem mulheres salva-vidas? Ao ouvir a resposta que as candidatas não conseguiam passar nos treinamentos que eram realizados na praia, a então soldado Vânia Maria De Nale se impôs um desafio: se inscrever no concurso da Operação Golfinho, se preparara e vencer. Se preparou um ano inteiro, correndo na estrada Gramado-Canela todos os dias, nadando em piscina e em açudes pela região. A dedicação lhe valeu a aprovação no treinamento e foi a primeira mulher a exercer esta atividade no Rio Grande do Sul, em 2001.
Ela conheceu o serviço de salva-vidas quando o namorada o hoje marido, Paulo Henrique de Quadros, o Paulão, na época sargento da BM, atuava no Litoral Norte gaúcho como salva-vidas. “Admirava aquele trabalho e gostava muito da atividade física”, comenta a hoje sargento da reserva da BM. “O treinamento era muito puxado. De manhã e de tarde”, afirma Vânia, destacando que as provas foram superadas com muito esforço. Os candidatos tinham que fazer provas cronometradas como ultrapassar a arrebentação ou fazer um salvamento simulado em determinado tempo. 
Vânia De Nale atuou por 14 anos como salva-vidas. A primeira praia foi Xangri-la e a última Curumim. Alguns anos ela e Paulão foram  vizinhos de guarita, mas depois passaram a trabalhar juntos na mesma guarita.
“Todas as Operações Golfinho que participei foram marcantes, pois a cada ano era um desafio a ser enfrentando. Mas teve um salvamento que fiz em Capão da Canoa, onde o resgate aéreo foi acionado devido às condições do mar estarem perigosas. Mas eu e meu colega, conseguimos resgatar pai e filho que caíram em uma corrente de retorno”, recorda Vânia.
Ela lembra, ainda, que no seu primeiro ano como salva-vidas, ao chegar na guarita por volta das 15h, foi feito um salvamento onde duas irmãs estavam pedindo socorro pois também estavam em uma corrente de retorno. “Quando colocamos o pé na areia, largamos tudo e saímos correndo fazendo o resgate”, recorda ela 

Vânia entrou na BM em Canela

Em 1993, pouco meses depois de completar 18 anos, Vânia Maria De Nale saiu de Antônio Prado, sua cidade natal, para participar do primeiro curso de formação de soldado feminino que ocorreu na época em Canela. Aprovada no curso, ela foi designada para atuar em Canela. Também trabalhou em Gramado.
Depois de aposentar-se, Vânia formou-se em Educação Física e hoje atua em academias e como  personal-trainer.

Nesta quarta-feira, na terceira reportagem da série, a entrevistada é Ana Gioconda Viezzer, primeira mulher a presidir um movimento de serviço nacional, o Orbis Clube do Brasil

Tags:Semana da Mulher / Protagonismo Feminino

Confira outros posts

Com aposentadoria, pastor Décio deixa as Comunidades de Gramado e Linha Araripe
Atletas do Gramadense auxiliam na vacinação contra o Covid-19
 AMA apoia famílias de pessoas com autismo

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!