Blog Ilton Muller

Dois dias para debater o turismo na terceira edição do Fórum Gramado

Evento ocorre nesta quarta e quinta-feira, no Expogramado

Buscando novamente deixar um deixar um legado aos destinos que apostam no turismo como atividade econômica sustentável e tendo como tema "A criatividade conectada ao turismo", inicia o III Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento acontece dias 17 e 18 de agosto no Centro de Eventos do Expogramado, palco de alguns dos mais importantes eventos da cidade como o Natal Luz de Gramado e será realizado paralelamente ao histórico 50° Festival de Cinema de Gramado.

A Abertura Oficial acontece nesta quarta-feira, 17 de agosto, às 9h, aberta aos participantes do evento e contando com a presença das principais autoridades do setor. Na sequência, às 10h, o diretor executivo na Record TV, Carlos Alves, aborda o tema "Como um destino aumenta sua perspectiva de turistas, a partir da divulgação de uma novela, minissérie ou filme gravado no local".

 

A palestra seguinte é do CEO da BSH Internacional e Diretor Executivo da LDP Canela S/A, proprietária do Kempinski Laje de Pedra, José Ernesto Marino Neto, dissertando, sobre "Como as grandes marcas internacionais escolhem seus destinos?"

Depois do almoço, às 14h, o Turismo de Eventos é o tema da palestra do Presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Marcio Santiago de Oliveiro. Logo depois, às 14h30, a Diretora de Turismo da Setur/RS, Claudia Mara Borges aborda "Experiências que conectam", apresentando um mapa de comportamento do turista no Rio Grande do Sul. A palestra seguinte é do CEO da CVC Corp, Leonel Andrade, sobre "Atitudes de escolhas que definem sua sorte" no painel Inspirações de Sucesso.

Na sequência, a Inovação no Turismo estará a cargo do CEO A5 Capital Partners, Paulo Humberg, a Consultora em Turismo, especialista em planejamento turístico e enoturismo e criadora de conteúdo digital @viajantemaduro, Ivane Favero, o Cofundador da Flutua (plataforma tecnológica inteligente, que traz estatísticas sobre o fluxo turístico de cidades), Vinícius Sefrin, e a Fundadora do Flutua e Executiva do Sindtur Serra Gaúcha, Lisa Gottschalk na palestra "Transformando ideias em resultados: inovação com base no processo criativo e nas experiências pessoais".

E encerrando o primeiro dia do evento com o Turismo Gastronômico, abordado por Fernando Schimanoski (o Schima), eleito o melhor churrasqueiro amador do país pelo Programa BBQ Brasil – Churrasco na Brasa (SBT) na palestra "Gastronomia como experiência de consumo e pilar da identidade turística".

Na quinta-feira, 18 de agosto, o segundo e último dia do evento inicia às 9h com "Experiências do Entretenimento" contando os relatos do Gerente de Projetos da Opus Entretenimento, promotora de títulos da Disney no Brasil, Luciano Miron, do Sócio do Hard Rock Cafe Gramado e cover de Elvis Presley, Fabiano Feltrin e da CEO do Parque Turma da Mônica em Gramado, Manoela da Costa Moschem em "Como se tornar referência no mercado de entretenimento brasileiro".

O evento prossegue com a Presidente da Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur) e Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e o Diretor de Espetáculos, Abrãmo Machado, abordando e exaltando o "Natal Luz e Festival de Cinema - histórias para todos, construídas por uma comunidade".

 

O "Incentivo para o Turismo" vem na sequência, a cargo do Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, do Coordenador no Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pedro de Alcântara Bittencourt César e do Presidente do CONTUR Hortênsias, Daniel Hillebrand, dissertando sobre "A importância do turismo para os destinos".

Após o almoço, às 14h, o Turismo Esportivo foi escalado com o Ex Futebolista Brasileiro, Paulo César Tinga, a Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ABCD - Ministério da Cidadania, Luisa Parente, a Presidente da UCB – União de Ciclistas do Brasil (organização da sociedade civil), Ruth Costa e o Secretário Nacional De Futebol / Ministério Da Cidadania, Ronaldo Lima abordando "Um potencial a ser explorado por empresas e destinos."

As palestras finais antes do coquetel de encerramento às 17h30, estão a cargo do Diretor Executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl, disssertando sobre " Negócios Conscientes - um novo jeito de fazer negócios" e do diretor de licenciamento e varejo da NBA Brasil, Roger Ahlgrimm, fazendo um relato sobre um caso de sucesso dentro e fora das quadras: o que levou Gramado a ser a cidade escolhida para sediar o maior parque temático da NBA na América Latina?

O III Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com patrocínio da Prefeitura de Gramado, Secretaria de Turismo e Sicredi Pioneira. Apoio da Construarte, Gramadotur, Sebrae e Expogramado. Apoio Institucional da Câmara Municipal de Gramado e Universidade de Caxias do Sul – UCS. Mídia Partner é a Record TV/RS. A Agência Oficial é a CVC Corp/Turistur.

Mais informações, programação completa e inscrições: www.forumgramado.com.br

 

 

 

 

Confira outros posts

Em noite de homenagens, Câmara entrega três Moções de Aplausos e uma de Reconhecimento
Rita Gil recebeu o Troféu Mulheres Luso-Brasileiras 2022
Chef Igor Cândido entre os 24 melhores do Mundial de Pizzas

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!