Blog Ilton Muller

Diferentes movimentos de empresários promovem manifestações em dois horários nesta terça-feira

Um grupo convoca para as 7 horas em três locais e outro às 9h, na divisa de Gramado e Canela

A abertura das atividades econômicas nos horários de atendimento aos turistas – inclusive à noite e aos finais de semana  - é o motivo das manifestações pacíficas que estão sendo convocadas para esta terça-feira (23), em Gramado.
Um grupo de empresários está convocando três encontros simultâneos para as 7h da amanhã desta terça-feira, nos três acessos a Gramado: pórtico da Várzea Grande, pórtico do bairro Planalto e na divisa de Gramado e Canela.
Rodrigo Hennemann, um dos organizadores, diz que o decreto de flexibilização do comércio e dos restaurantes proposta orlo Estado não atende as necessidades do setor turístico. “Se o comércio não abrir, o turismo não reabre”, afirma Rodrigo, destacando que o turismo é que movimenta a economia da cidade.
Os organizadores sugerem que as pessoas coloquem nos carros faixas e cartazes, balões verde, amarelo e preto, reivindicando os direitos do setor. 

Outra manifestação ocorrerá às 9h
Na manhã de domingo (21) ocorreu uma reunião em um restaurante da Linha Carazal, que reuniu empresários dos setores da gastronomia, comércio e hotelaria. O encontro foi interrompido pela Brigada Militar e Vigilância Sanitária que ameaçaram levar os participantes para a Delegacia de Polícia, o que acabou não ocorrendo. No encontro, empresários manifestaram o desejo de abrir os estabelecimentos a partir de quarta, mesmo sem a flexibilização, mantendo todos os protocolos que vem sendo cumpridos pelo setor até agora. Um dos empresários lembrou que o crescimento no número de casos de coronavírus está ocorrendo nos últimos dias, mesmo com o comércio fechado.
Após a reunião, este mesmo grupo de empresários se reuniu na divisa de Gramado e Canela, onde gravou um vídeo convocando a comunidade para uma manifestação pacífica, neste local, na terça-feira, às 9 horas. “Queremos reivindicar nosso direito de trabalhar e que os poderes públicos cuidem da saúde”, afirmou Gilberto Tomasini. Eles lembraram que o foco da contaminação não está no estabelecimento. “Não estamos sendo egoístas, queremos trabalhar”, afirmou um empresário.


SOBRE AS MANIFESTAÇÕES
Dois grupos de empresários estão organizando manifestações diferentes, ambas em defesa da flexibilização da atividade econômica. As duas ocorrerão nesta terça-feira.
Às 7h, ocorrem três manifestações simultâneas nos acessos à Gramado: pórticos da Várzea e Planalto e na divisa com Canela;
Já às 9h ocorre outra manifestação, organizada por outro grupo de empresários. Esta, no entanto, ocorre somente no monumento existente na divisa de Gramado e Canela.
As duas manifestações têm cunho pacífico, segundo seus organizadores. É solicitado o uso de máscara e o cumprimento das medidas de distanciamento.

Tags:Pacíficas

Confira outros posts

Bigland - Onde os adultos voltam à infância
Aplicadas quase 8 mil doses em Gramado
Miniarte Vida oferecerá ao público oportunidade de comparar tendências artísticas

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!