Blog Ilton Muller

Debates sobre a ocupação urbana seguem nesta quarta no Fórum Gramado

Evento pretende projetar ações a serem desenvolvidas conforme o Plano Diretor.

O Teatro Elisabeth Rosenfeld sedia nesta quarta-feira, dia 14, a segunda noite do 1º Fórum Gramado Ontem, Hoje e Amanhã. A programação se encerra na quinta, dia 15. Promovido de forma inédita, o evento tem a intenção de discutir a ocupação urbana no município e projetar ações a serem desenvolvidas conforme o Plano Diretor.

Os encontros são gratuitos. As apresentações e debates acontecem sempre a partir das 18h30. O mediador desta quarta será o vereador Professor Daniel (PT).

Os painelistas desta quarta serão a procuradora-geral do Legislativo, Cristiane Bandeira, que falará sobre a construção pública dos instrumentos urbanos e ambientais; o advogado Bruno Coletto, que trará informações sobre a operação urbana e entidades privadas; o promotor Max Guazzelli, que discutirá o papel do Ministério Público no controle urbano e ambiental; e o arquiteto Marcelo Ignatios, responsável por tratar da construção de instrumentos de financiamento de obras estruturantes a partir de operações urbanas ou Plano Diretor.

 

Como acompanhar

A transmissão acontecerá ao vivo por meio do Facebook (facebook.com/camara.gramado) e do Youtube da Câmara (youtube.com/camaragramado). As inscrições foram encerradas na terça-feira, dia 13.

 

Primeira noite de debates

Ainda na terça, o vereador Ike Koetz (Progressistas) mediou a primeira noite de debates. Falaram ao público o engenheiro Flávio Koetz (sobre o histórico da ocupação de Gramado), a procuradora Ana Marchesan (sobre Plano Diretor, expansão urbana e proteção do patrimônio cultural) e o arquiteto Rafael Passos (sobre a importância da construção do Plano Diretor). A transmissão completa está disponível no Facebook do Legislativo de Gramado.

Painelista Flávio Koetz (foto): "A tecnologia nos projeta cada vez mais ao futuro. O momento é de buscarmos os registros do passado, equilibrando presente e futuro, preservando a nossa história e reconhecendo o caminho de nossos antepassados que nos legaram esta cidade".

 

Painelista Ana Marchesan: "A expansão urbana deve levar em conta a identidade da comunidade, o sentimento de pertencimento. Gramado deve atentar urgentemente para a preservação do seu patrimônio cultural, incluindo os valores paisagísticos e humanos sob a pena de deixar-se consumir pela especulação imobiliária e comércio - convertendo-se em uma cidade meramente cenográfica".

 

Painelista Rafael Passos: "Em uma cidade como Gramado, os planos de desenvolvimento precisam ser realizados em conjunto com municípios vizinhos. Há de se dialogar para construí-los em conjunto. Isso deveria ser feito em todos os processos de avanços e revisões do Plano Diretor".

 

Mediador vereador Ike Koetz: "Nós somos entusiastas da Gramado de amanhã. Todos nós temos alguma propriedade em falar da nossa cidade. E o resultado de todas as nossas atitudes vai estar visível na próxima geração. É nossa tarefa olhar para o passado a fim de buscar inspiração, mas sempre pensando no futuro".

 

Presidente do Legislativo Professor Daniel: "Por meio dos painelistas, das pessoas inscritas que nos acompanham presencialmente, daqueles e daquelas que assistem virtualmente, o evento tem uma única proposta: discutir Gramado. Olhar para o passado, avaliar o presente e principalmente olhar para o amanhã".

 

Fotos: Paulo Vargas/Divulgação Câmara de Gramado

 

Tags:Crescimento da cidade

Confira outros posts

Secretaria da Saúde lança Mutirão de Ortopedia para atender 500 pacientes até 30 de setembro
Preço da gasolina ultrapassa os 6 reais em Gramado
Nathan e Larissa, craques formados na Toque OK

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!