Blog Ilton Muller

Contos Gauchescos são reunidos em aplicativo de internet

O designer e artista 3D, Guilherme Heckel, reúne arte literária, cultura e tecnologia em releitura de cinco textos de Simões Lopes Neto


Para apresentar e fortalecer as tradições gaúchas nasceu o Projeto Experiência Literária: Pequenos Contos Gauchescos, desenvolvido pelo designer e artista 3D, Guilherme Luiz Heckel, de Gramado. Em aplicativo disponível no Google Play e App Store, ele reuniu cinco textos de Simões Lopes Neto, utilizando  recursos de animação, música e diálogo. O app oferece uma experiência única, trazendo uma releitura dos contos do autor, combinando arte literária, cultura e tecnologia. O projeto foi selecionado e executado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS/FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
O app Contos Gauchescos cria um ambiente de imersão através do recurso de realidade aumentada (quando usa a câmera de um celular para visualizar modelos 3D e animações em um ambiente real). Guilherme explica que foram trabalhados cinco contos do autor: Trezentas Onças, O Mate do João Cardoso, Deve um Queijo!, Melancia – CocoVerde e Juca Guerra. “A escolha desses contos se deu por serem os mais adequados para adaptarmos à animações curtas com modelos 3D”, afirma Guilherme. A escolha se deu, também, pelo conteúdo dos textos, sem abordar nenhuma temática de violência ou impróprio para crianças e adolescentes.

Aproximar as novas gerações da literatura
O projeto de aplicativo interativo, segundo Guilherme, “pretende trazer às novas gerações o conhecimento da cultura riograndense e o prazer de ler livros, utilizando a tecnologia de realidade aumentada, ampliando o interesse pelo conteúdo e pela literatura em geral. Há poucos projetos voltados para a educação que utilizam a tecnologia de realidade aumentada. São ainda mais escassos quando tratam-se de peças literárias. Nossa busca por inovação nos trouxe essa possibilidade de desenvolver um projeto relevante, unindo cultura, tecnologia e ensino”. 
O designer acrescenta que “no mundo tecnológico que vivemos, as formas de aprendizado mudaram e necessitamos estar atentos a essas diferenças. Por isso procuramos utilizar tecnologia para ensinar literatura às crianças e adolescentes”. Através do aplicativo, Guilherme busca conquistar o interesse e atenção das novas gerações pela cultura gaúcha.
O projeto teve a participação de Leandro Michel (programador), Nicole Domingues Botti (escritora), Nickolas Jaques (compositor musical e produção sonora), Rodrigo Zimmer (captação de áudio e mixagem) e Andrey do Amaral (editor da Pergunta Fixar Produção do Ebook).

Mr. Dev Studio 
Guilherme é formado em Jogos Digitais pela Universidade Feevale e Pós-Graduado em Inovação e Design Estratégico pela ESPM. Ele é proprietário da Mr. Dev Studio, empresa fundada em 2016 focada na criação de jogos, aplicativos e experiências digitais interativas. A empresa foi parceira na execução e produção do aplicativo.

Contatos: 
- (54) 98139-1400
- guilherme.heckel@mrdevstudio.com.br
instagram.com/contosgauchescos/
facebook.com/ContosGauchescos
facebook.com/MrDevStudio
http://mrdevstudio.com.br/

Para baixar e conhecer
Google Store

Apple Store

Tags:Literatura com inovação

Confira outros posts

Gramado realiza drive-thru para vacinar pessoas acima de 52 anos nesta segunda-feira
Fundo Social 2021 da Sicredi Pioneira RS faz entrega simbólica de recursos
A concessão do Teatro Municipal de Canela 

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!