Blog Ilton Muller

Contos Gauchescos são reunidos em aplicativo de internet

O designer e artista 3D, Guilherme Heckel, reúne arte literária, cultura e tecnologia em releitura de cinco textos de Simões Lopes Neto


Para apresentar e fortalecer as tradições gaúchas nasceu o Projeto Experiência Literária: Pequenos Contos Gauchescos, desenvolvido pelo designer e artista 3D, Guilherme Luiz Heckel, de Gramado. Em aplicativo disponível no Google Play e App Store, ele reuniu cinco textos de Simões Lopes Neto, utilizando  recursos de animação, música e diálogo. O app oferece uma experiência única, trazendo uma releitura dos contos do autor, combinando arte literária, cultura e tecnologia. O projeto foi selecionado e executado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS/FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
O app Contos Gauchescos cria um ambiente de imersão através do recurso de realidade aumentada (quando usa a câmera de um celular para visualizar modelos 3D e animações em um ambiente real). Guilherme explica que foram trabalhados cinco contos do autor: Trezentas Onças, O Mate do João Cardoso, Deve um Queijo!, Melancia – CocoVerde e Juca Guerra. “A escolha desses contos se deu por serem os mais adequados para adaptarmos à animações curtas com modelos 3D”, afirma Guilherme. A escolha se deu, também, pelo conteúdo dos textos, sem abordar nenhuma temática de violência ou impróprio para crianças e adolescentes.

Aproximar as novas gerações da literatura
O projeto de aplicativo interativo, segundo Guilherme, “pretende trazer às novas gerações o conhecimento da cultura riograndense e o prazer de ler livros, utilizando a tecnologia de realidade aumentada, ampliando o interesse pelo conteúdo e pela literatura em geral. Há poucos projetos voltados para a educação que utilizam a tecnologia de realidade aumentada. São ainda mais escassos quando tratam-se de peças literárias. Nossa busca por inovação nos trouxe essa possibilidade de desenvolver um projeto relevante, unindo cultura, tecnologia e ensino”. 
O designer acrescenta que “no mundo tecnológico que vivemos, as formas de aprendizado mudaram e necessitamos estar atentos a essas diferenças. Por isso procuramos utilizar tecnologia para ensinar literatura às crianças e adolescentes”. Através do aplicativo, Guilherme busca conquistar o interesse e atenção das novas gerações pela cultura gaúcha.
O projeto teve a participação de Leandro Michel (programador), Nicole Domingues Botti (escritora), Nickolas Jaques (compositor musical e produção sonora), Rodrigo Zimmer (captação de áudio e mixagem) e Andrey do Amaral (editor da Pergunta Fixar Produção do Ebook).

Mr. Dev Studio 
Guilherme é formado em Jogos Digitais pela Universidade Feevale e Pós-Graduado em Inovação e Design Estratégico pela ESPM. Ele é proprietário da Mr. Dev Studio, empresa fundada em 2016 focada na criação de jogos, aplicativos e experiências digitais interativas. A empresa foi parceira na execução e produção do aplicativo.

Contatos: 
- (54) 98139-1400
- guilherme.heckel@mrdevstudio.com.br
instagram.com/contosgauchescos/
facebook.com/ContosGauchescos
facebook.com/MrDevStudio
http://mrdevstudio.com.br/

Para baixar e conhecer
Google Store

Apple Store

Tags:Literatura com inovação

Confira outros posts

A primeira experiência (pouco eficiente) do estacionamento rotativo em Gramado
Decoração do 34ª Sonho de Natal já está sendo colocada as ruas de Canela
Aprovado projeto de lei que oferece desconto em juros e multas de impostos

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!