Blog Ilton Muller

Câmara terá sessão extraordinária para votar emenda do PLO 38, que trata sobre cargos na Prefeitura

Mas um dos artigos, que propõe reajuste maior de salários a servidores, é considerado inconstitucional, por “vício de origem”

A Câmara de Vereadores de Gramado convocou uma sessão extraordinária para esta quinta-feira, dia 14, às 9 horas, no plenário Júlio Floriano Petersen. Estará em votação a Emenda 005/2022 ao Projeto de Lei Ordinária (PLO) 038/2022, do Executivo Municipal, que trata do plano de carreira, quadro de cargos, salários e funções públicas na Prefeitura. O projeto original do Poder Executivo prevê a criação de 36 cargos comissionados (CCs) na Prefeitura.

A emenda é de autoria dos vereadores Professor Daniel (PT), Cícero Altreiter (MDB), Renan Sartori (MDB), e Rodrigo Paim (MDB). De acordo com a justificativa, o aumento proposto pelo Executivo para os cargos que ganham menos de R$ 1,8 mil é muito baixo e, por isso, propõem conceder um aumento de 15% para estes servidores. Os vereadores sugerem, ainda, incluir a classe dos monitores de educação, que também ganham menos de R$ 1,8 mil e não estavam inclusos no PLO, além da classe das recreacionistas. Na proposição ainda é suprimido a criação de mais de 36 cargos em comissão (CC), mantendo apenas os já existentes.

 

Inconstitucionalidade de proposta de reajuste salarial maior

A Orientação Jurídica da Procuradoria da Casa, assinada pela procuradora-geral Cristiane Bandeira, que analisou a Emenda ao Projeto de Lei 38, aponta que a redação da proposição atende parcialmente as normas constitucionais. Assim, a Orientação foi favorável em relação aos artigos da Emenda que tratam da supressão da criação dos novos cargos comissionados e também quanto ao fato do ocupante do Cargo em Comissão poder cumprir jornada inferior a 40 horas semanais com pagamento proporcional às horas trabalhadas.

Contudo, o parecer foi desfavorável em relação à alteração do percentual da remuneração dos servidores, tendo em vista que a Emenda apresenta aumento da despesa do Poder Executivo, sendo, portanto, considerada inconstitucional por ter vício de iniciativa. A Comissão de Legislação e Redação Final, presidida pela vereadora Rosi Ecker Schmitt (Progressistas), seguiu a Orientação Jurídica e concluiu seu parecer indicando inconstitucionalidade de parte da redação da Emenda.

Sendo assim, a Casa Legislativa segue o trâmite regimental e a matéria será colocada em votação amanhã em plenário para a análise do Mérito. Em caso de aprovação, a pauta será remetida à Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito), presidida pelo vereador Professor Daniel. Em caso de reprovação, a Emenda é arquivada e o PLO 38/2022 seguirá sua tramitação para deliberação dos vereadores na sua integralidade.

 

Acompanhe a sessão

A sessão extraordinária será aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelo Facebook e canal da Câmara de Vereadores no Youtube.

 

Foto: Paulo Vargas/Câmara de Gramado

Confira outros posts

Apresentado em Brasília projeto de ampliação da Escola Mosés Bezzi
Procissão de Ramos abriu Semana Santa na Páscoa em Gramado
Expointer tem grande participação de gramadenses

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!