Blog Ilton Muller

Apae Gramado apresenta a sua nova sede no bairro Planalto

Prédio com 1.350m2 teve inauguração oficial na sexta-feira

Às vésperas de completar 52 anos, a Apae Gramado inaugurou a sua nova sede no final da tarde de sexta-feira, dia 18 de junho. O ato simbólico teve presença restrita de pessoas em decorrência da pandemia do coronavírus e ocorreu no auditório da nova sede, situada na Rua Piratini, no bairro Planalto. A Asociação dos Pais e Amigos dos Excepcionais foi fundada em 26 de julho de 1969, numa iniciativa do casal Ivo e Esmeralda Bezzi, que motivou outras famílias a se envolverem no movimento. O casal incentivou a instalação da Apae em Gramado para oferecer um melhor atendimento ao filho Jorge, com Síndrome de Down, e outras crianças do município.
Participaram do evento o vice-prefeito Luia Barbacovi; o vereador Professor Daniel, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; Max Roberto Guazelli, promotor de Justiça de Gramado;  Volnei  da Saúde, secretário adjunto da Saúde; Aracy Maria da Silva Ledo (representou o presidente da Federação Nacional das Apaes); Afonso Tochetto, presidente Federação Estadual das Apaes; Margarete Muller de Souza, coordenadora do 6º Conselho das Apaes; Julita Andreis, presidente da Apae Gramado; e Irineu Dressel, diretor da Scalla Incorporações, que representou todos os apoiadores da obra.

Envolvimento comunitário
A presidente da Apae Gramado, Julita Andreis, agradeceu o envolvimento de todos na construção da nova sede, desde a comissão de construção, parceiros da obra, diretoria, colaboradores, beneficiários e seus familiares. “Queremos externar a nossa gratidão a todas as pessoas que nestes mais de 50 anos colaboraram com a nossa entidade. Este momento ímpar da vida da Apae só foi conquistado graças ao esforço, ao trabalho e ao comprometimento à causa”, destacou. Julita lembrou, ainda, o apoio de associados, parceiros e poderes públicos que têm contribuído para a manutenção deste trabalho que é filantrópico. “Essa obra é um sonho participativo e coletivo”, frisou.
Ela convidou um representante da comissão da construção para se manifestar. Em nome do grupo, Jorge Maldaner citou que a obra passou por três diretorias presididas por Maristela Ferrari, Irani Corrêa e Julita Andreis. “Tivemos tantos parceiros. Agradecemos a todos. Muito obrigado por terem contribuído com este sonho que é um legado deixado para o município de Gramado”.  Além dele, integraram a comissão Irani Corrêa, Marilei Andreis, Jean Carlo Libardi e Roberto Maldaner. 
O diretor da Scalla Incorporações, empresa parceira no negócio que envolveu a permuta da sede na Rua Garibaldi. Irineu Dressel, disse que há anos atrás, este momento não era imaginável. A obra estava comprovando que a Apae, desde a sua fundação, é de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, O objetivo é sempre atender os beneficiários”.
Irineu frisou que “quando muitas pessoas de bem se juntam, muitas de forma voluntária, nos tornamos gigantes”.
Carlos Ezequiel dos Santos Marques, beneficiário da Apae, falou em nome dos beneficiários agradecendo a presença de todos. José Turozi, presidente da Federação Nacional das Apaes, em video, elogiou a obra. O presidente da Federação Estadual, Afonso Tochetto, definiu a obra como “grandiosa e magnífica” e frisou que o atendimento e as instalações são de primeiro mundo”.
O vice-prefeito Luia Barbacovi disse que a obra representava o esforço da comunidade. “É toda uma estrutura, uma condição que vai fazer com que os beneficiários possam usufruir e ter uma vida mais digna”. Ressaltou que a obra era resultado de  parceria, credibilidade e coragem.


Crédito das fotos: Ilton Müller

Aéreas: Fernando Montá

Jorge Maldaner e Julita Andreis

Corte da fita

Tags:Casa nova

Confira outros posts

Câmara terá sessão extraordinária para votar emenda do PLO 38, que trata sobre cargos na Prefeitura
SER Gramado joga neste sábado (10) no Perinão
Olidal Pousada da Serra vence concurso de decoração Brilha Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!