Publicado em: sexta, 16 de dezembro de 2022 às 10:52
A prevenção à dengue deve ser permanente
População pode ajudar eliminando focos que contribuem para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Os dias mais quentes têm sido propícios para a proliferação do mosquito da dengue. Para prevenir a sua propagação, a Secretaria da Saúde de Gramado, através da Vigilância Ambiental, tem atuado na identificação de focos e a realização de bloqueios químicos em locais estratégicos, como cemitérios e terrenos baldios.
Este tipo de ação está acompanhada de alertas à população para eliminar possíveis criadouros do mosquito, fazendo a limpeza de vasos e recipientes onde a água possa ficar parada. Somente com a contribuição de todos teremos uma cidade livre da dengue.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, Gramado registrou 184 casos de dezembro de 2021 a maio de 2022, o que acende o sinal de alerta para a propagação da doença. É uma incidência de 500 casos para 100 mil habitantes, quase o dobro de Porto Alegre que tem uma média de 293 casos para um grupo de 100 mil habitantes.
O que é a dengue?
Doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido.
Dengue é uma palavra espanhola que significa “manha” ou “melindre”, características que o doente costuma apresentar devido ao mal-estar provocado pelos sintomas. Os sintomas duram até sete dias.
O que causa a dengue?
A dengue é causada por vírus (DENV) do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e possui quatro sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.
Quais são os sintomas?
Febre alta (39°C a 40°C) com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.
Como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti?
Eliminando o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, vasos, tampas e potes, por exemplo.
Crédito da foto: Ascom Gramado