Blog Ilton Muller

7ª Conferência Municipal de Cultura será nos dias 14 e 16 de outubro

Oportunidade para o segmento cultural debater a atividade em Gramado. E eleger os novos integrantes do Conselho de Cultura

Com a temática “Ecossistemas Criativos: como a cultura pode ocupar espaços, desenvolver talentos e potencializar a economia”, acontece, nos dias 14 e 16 de outubro a 7ª Conferência de Cultura de Gramado. O evento, que será dividido entre Fóruns Setoriais (no dia 14, a partir das 17h30) e Conferência (no dia 16, das 8h30 às 19h), será realizado no Teatro Elizabeth Rosenfeld, sede da Câmara de Vereadores.

A Conferência Municipal de Cultura é a instância máxima de participação da Sociedade Civil no planejamento das políticas públicas culturais de uma cidade, e tem a finalidade de deliberar sobre as diretrizes para o aperfeiçoamento, implementação e consolidação de políticas inclusivas para o cenário cultural de um município.

 

Economia criativa

O tema a ser debatido em 2021 pelo encontro, coloca em pauta um assunto importante: a economia criativa a partir da criação de ambientes culturais coletivos e sustentáveis, que promovam formação, fruição, fomento e educação cultural.

Sete nomes já estão confirmados como palestrantes do evento. Nos Fóruns Setoriais, quem trará o conteúdo de abertura, será Jorge Piqué, diretor da Urbsnova, professor, gestor universitário e consultor em Economia Criativa, abordando a temática dos distritos criativos. Depois disso, a comunidade cultural terá tempo para se reunir em eixos setoriais e deliberar sobre as principais necessidades de cada segmento artístico.

 

Palestras e proposições na Conferência

Já durante a Conferência, que acontece no sábado, das 8h30 às 19h, seis palestrantes já estão confirmados: Tarson Nuñez, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul; Mary Sandra Ashton, doutora em Comunicação Social (PUC-RS), docente no Programa de Mestrado em Indústria Criativa da Feevale; Gabriella Meindrad, secretária adjunta da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul; Cristiano Max, doutor em Comunicação Social e coordenador do Mestrado de Indústrias Criativas da Feevale; Antônia Wallig, gestora cultural, educadora e coordenadora do Vila Flores; Carolina Maia, coordenadora do Projeto RS Criativo, mantido pela Sedac RS.

A Conferência será também o momento de proposições, diretrizes e demandas da classe cultural da cidade. Esse conteúdo ficará registrado nos anais do evento, devendo ser levado em consideração no próprio Sistema Municipal de Cultura. Além disso, será o momento da eleição dos delegados da cultura, que representarão o município na próxima Conferência Estadual.

 

Novos membros do Conselho de Cultura

Por fim, a Conferência elegerá, também, os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, formado pelos seguintes segmentos: artes visuais, artesanato, audiovisual, artes cênicas, literatura, dança, música, patrimônio, manifestações populares e produção cultural.

Todas as palestras dos dois dias de evento serão transmitidas também pela internet, por meio dos canais da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. Para participar presencialmente do evento, será necessário preencher o link a seguir: https://bit.ly/3AHpgBc ou efetuar a inscrição junto à Secretaria da Cultura até o dia 14 de outubro.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

Tags:Participe!

Confira outros posts

Exposição “Histórias em superfícies” no Centro de Cultura
Acesso ao Itaimbezinho e Fortaleza terá cobrança de ingresso a partir de 1° de outubro
Secretaria da Cultura está cadastrando os Artistas de Rua

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!