Blog Ilton Muller

7ª Conferência Municipal de Cultura será nos dias 14 e 16 de outubro

Oportunidade para o segmento cultural debater a atividade em Gramado. E eleger os novos integrantes do Conselho de Cultura

Com a temática “Ecossistemas Criativos: como a cultura pode ocupar espaços, desenvolver talentos e potencializar a economia”, acontece, nos dias 14 e 16 de outubro a 7ª Conferência de Cultura de Gramado. O evento, que será dividido entre Fóruns Setoriais (no dia 14, a partir das 17h30) e Conferência (no dia 16, das 8h30 às 19h), será realizado no Teatro Elizabeth Rosenfeld, sede da Câmara de Vereadores.

A Conferência Municipal de Cultura é a instância máxima de participação da Sociedade Civil no planejamento das políticas públicas culturais de uma cidade, e tem a finalidade de deliberar sobre as diretrizes para o aperfeiçoamento, implementação e consolidação de políticas inclusivas para o cenário cultural de um município.

 

Economia criativa

O tema a ser debatido em 2021 pelo encontro, coloca em pauta um assunto importante: a economia criativa a partir da criação de ambientes culturais coletivos e sustentáveis, que promovam formação, fruição, fomento e educação cultural.

Sete nomes já estão confirmados como palestrantes do evento. Nos Fóruns Setoriais, quem trará o conteúdo de abertura, será Jorge Piqué, diretor da Urbsnova, professor, gestor universitário e consultor em Economia Criativa, abordando a temática dos distritos criativos. Depois disso, a comunidade cultural terá tempo para se reunir em eixos setoriais e deliberar sobre as principais necessidades de cada segmento artístico.

 

Palestras e proposições na Conferência

Já durante a Conferência, que acontece no sábado, das 8h30 às 19h, seis palestrantes já estão confirmados: Tarson Nuñez, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul; Mary Sandra Ashton, doutora em Comunicação Social (PUC-RS), docente no Programa de Mestrado em Indústria Criativa da Feevale; Gabriella Meindrad, secretária adjunta da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul; Cristiano Max, doutor em Comunicação Social e coordenador do Mestrado de Indústrias Criativas da Feevale; Antônia Wallig, gestora cultural, educadora e coordenadora do Vila Flores; Carolina Maia, coordenadora do Projeto RS Criativo, mantido pela Sedac RS.

A Conferência será também o momento de proposições, diretrizes e demandas da classe cultural da cidade. Esse conteúdo ficará registrado nos anais do evento, devendo ser levado em consideração no próprio Sistema Municipal de Cultura. Além disso, será o momento da eleição dos delegados da cultura, que representarão o município na próxima Conferência Estadual.

 

Novos membros do Conselho de Cultura

Por fim, a Conferência elegerá, também, os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, formado pelos seguintes segmentos: artes visuais, artesanato, audiovisual, artes cênicas, literatura, dança, música, patrimônio, manifestações populares e produção cultural.

Todas as palestras dos dois dias de evento serão transmitidas também pela internet, por meio dos canais da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. Para participar presencialmente do evento, será necessário preencher o link a seguir: https://bit.ly/3AHpgBc ou efetuar a inscrição junto à Secretaria da Cultura até o dia 14 de outubro.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

Tags:Participe!

Confira outros posts

Festa do Pinhão de São Francisco de Paula terá atrações nacionais gratuitas
Troca de alimentos por ingressos solidários arrecadou mais de 3,6 toneladas de alimentos
Inscrições abertas para o 7º Gramado in Concert

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!