Blog Ilton Muller

6ª edição do Connection gera conexões e bate recordes

Evento realizado no Centro de Gramado teve mais de 1.300 inscritos

Encerrou no domingo (21) a 6ª edição do Connection Experience, que neste ano abordou o tema "Terroirs do Brasil". O evento superou todas as edições anteriores em termos de espaço e número de inscritos, mais de 1300 participantes realizaram imersões em conteúdo e experiências que destacaram produtos únicos e de origem.

Ao longo dos cinco dias de evento que ganhou o coração de Gramado (Palácio dos Festivais, Rua Coberta e Sociedade Recreio Gramadense), o Connection mostrou a força e a capacidade do país, de norte a sul, na geração de produtos e destinos com identidades únicas. "Foi uma edição que impactou vidas, conectou o pequeno produtor rural com público final e com empreendedor comprador. Além disso, a área de conteúdo teve com auditório lotado as duas manhãs porque o assunto era realmente instigante e atrativo devido às histórias de cada palestrante", avalia o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.

 

Movimento na Alameda Terroir

A movimentação do final de semana na Alameda Terroir/Rua Coberta surpreendeu também aos expositores, que por meio de suas produções, mostraram ao público a biodiversidade dos seis biomas brasileiros: Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. "Foi demais estar aqui em Gramado participando deste evento. Foi muito gratificante mostrar ao público os benefícios do café de açaí e seus benefícios para a saúde", comenta Valda Gonçalves, do Inova Amazônia.

O Connection Experience proporcionou a todos os participantes conexões que estimularam a geração de negócios, o aprendizado, a integração entre territórios, IGs e destinos. "Nós sabemos da imensidão do nosso país, mas não damos conta de interagir com todas as culturas e saberes e, de certa forma, o Connection trouxe o Brasil para Gramado e oportunizou participantes, visitantes e comunidade a conversarem e entenderem cada produto e sua produção, ampliando a valorização desses trabalhos", enfatiza Marta Rossi, CEO do evento.

 

Sebrae foi correalizador

Correalizador do evento, o Sebrae RS entende que o turismo qualifica ainda mais os produtos de origem. "A pequena empresa é totalmente orientada a essa pauta, os destinos, a capacitação e qualificação são pautas que nós não podemos abrir mão de trabalhar junto com o poder público e com empreendedores. E esse evento traz o acolher de novos produtos e novas ideias", destacou Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, durante solenidade de abertura do evento.

Segundo a coordenadora de Turismo da entidade, Amanda Paim, a entidade sempre busca uma maior aproximação com o pequeno produtor/empresário para fomentar a cadeia produtiva. "Nós auxiliamos os pequenos produtores sobre quais formas podem ser trabalhadas, de como enxergar o produto e seus potenciais econômicos para que ele seja mais valorizado e que o mercado se torne mais competitivo", frisa apontando o essencial aos consumidores: "Orgulhe-se da sua região, fomente a economia e auxilie produtos locais", completa.

 

Atividades paralelas

Pela primeira vez na história, uma rodada de negócios foi proposta para produtores com selo IG e compradores. Na Sociedade Recreio Gramadense as 27 IGs presentes no evento realizaram pitches de 2 minutos para apresentação de seus produtos e manejos de produção, na sequência, muito networking e troca de ideias. A ação serviu de modelo para ampliar a divulgação de produtos únicos.

Na Arena Origem Brasil, o Senac realizou 12 oficinas gastronômicas utilizando insumos com terroir. "Foi uma grande satisfação participar, principalmente para os chefs trabalharem com produtos diferentes. Foi um desafio para a criação de receitas novas a partir dos produtos com terroir", destaca Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado, frisando que a receptividade do público foi ótima. "Pessoas ficaram muito interessadas em ter a receita". Os pratos eram apenas finalizados na Arena e o chef explicava o processo e o produto utilizado.

O Rio Grande do Sul assinou como Estado anfitrião do evento que contou com o patrocínio da Prefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoio das entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis a rede hoteleira oficial e a Adyltelecon a internet oficial do evento. Mais informações no site connectionexperience.com.br ou nas redes sociais @connection_experience.

 

 

Crédito das fotos: Rafael Cavalli/Divulgação

Tags:Turismo e negócios

Confira outros posts

Rua Coberta foi inaugurada no final de 1996
Alterados horários de funcionamento do Ambulatório Covid-19 e do Postão, em Gramado
Estrada Serra Grande Santa Maria do Herval não integra o plano de concessões

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!