Blog Ilton Muller

31ª Festa da Colônia teve de mais de 200 mil visitantes

A próxima edição está prevista para 27 de abril a 14 de maio de 2023.

Os moradores da colônia e da área urbana de Gramado confraternizaram com os turistas de todo o Brasil e até do exterior, durante os 18 dias da 31ª Festa da Colônia - Unindo Origens, Celebrando Tradições, que ocorreu entre 28 de abril e 15 de maio no Complexo do Expogramado. A festa cumpriu com o seu compromisso de aproximar os colonos do turismo, através da gastronomia, apresentações artísticas e competições tradicionais no interior do município. Mais de 200 mil pessoas prestigiaram a Festa, número abaixo do esperado em consequência do clima adverso registrado durante o evento.

A Festa da Colônia, que valoriza as principais etnias que contribuíram para o desenvolvimento de Gramado (alemães, italianos e portugueses), reuniu as agroindústrias que comercializaram e divulgaram seus produtos como vinhos, sucos, geleias, embutidos, queijos, iogurtes, biscoitos, entre outros. A gastronomia alemã e italiana esteve presente através de dois restaurantes e um café colonial, além de sete biers. Cabe destacar, ainda, os fornos que possibilitaram que os visitantes conhecessem o processo de produção de pães e cucas. O destaque das vendas foram os pãezinhos recheados com linguiça e queijo.

 

Escolinha Rural e a volta do espetáculo Origens

A cultura teve uma valorização grande, com a Escolinha Rural e o retorno do espetáculo Origens, ausente da Festa por seis anos, que mostrou a história de Gramado e da Festa da Colônia através de um show que uniu teatro, música e dança, além, do belíssimo Desfile de Carretas. Nesta edição também foram retomados os Jogos Rurais, que reuniram mais de 500 competidores em torno de mesas de carteado (canastra, 3 Setes e 66) e uma cancha de bocha (competições no masculino e feminino).

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, “esta edição alcançou números significativos de público e vendas. Isso mostra a aceitação deste evento, destacando as nossas origens, os ganhos financeiros para a nossa população do interior e a alegria que todos levam deste grande evento turístico”.

A presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, afirma que “dá um pouquinho de tristeza após o encerramento da festa, que é o entrelaçamento entre o interior e a cidade, o reencontro entre tantas famílias que acontece aqui na Festa. No ano que vem estaremos com uma festa ainda, melhor, com mais atrações e renovada”.

Rosa Helena acrescenta que a retomada de algumas atividades como o Espetáculo Origens, a Escolinha Rural, o Desfile de Carretas e os Jogos Rurais, “têm que ser comemorada este ano”.

A 32ª edição da Festa da Colônia está prevista para 27 de abril a 14 de maio de 2023.

 

Tags:Balanço

Confira outros posts

Atletas da Gramado Parks disputam Campeonato Brasileiro de Patinação Artística no Gelo
Começa período de matrículas na rede municipal de ensino de Gramado
Teatro da Câmara de Gramado sedia evento de homenagem a veteranos militares

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!