Blog Ilton Muller

30ª Festa da Colônia ocorre de 23 de setembro a 12 de outubro

Evento celebra a cultura e hábitos dos imigrantes portugueses, alemães e italianos

Depois do Festival de Cinema que está em andamento e do Festival de Gastronomia que ocorre entre 2 e 12 de setembro, Gramado sedia o evento que mais envolve os gramadenses. É a 30ª Festa da Colônia que ocorre no complexo do Expogramado, de 23 de setembro a 12 de outubro, e busca celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes portugueses, alemães e italianos.

Este ano, em função dos protocolos sanitários vigentes, a Festa seguirá um formato diferente. Terá as cozinhas alemã e italiana, a feira de produtos coloniais (com a presença das agroindústrias gramadenses), os Biers Platz com o tradicional bolinho de batata e os fornos com o preparo de cucas, pães e o tradicional pãozinho com linguiça. Seguirão todos os protocolos de segurança. "Faremos uma festa linda, vamos matar a saudade. E será cheia de novidades. As rodadas de negócios vão aproximar os produtores ao trade turístico", disse Rosa Helena Pereira Volk, presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado.

 

ATRAÇÕES

Entre as inúmeras atrações do evento, destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo as famílias do interior de Gramado. O Café Colonial, vai apresentar uma tradicional casa do interior servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Wolf da Linha Gambelo. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecerão a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila. E a Feira de produtos coloniais é outra atração à parte com diversas Agroindústrias e famílias.

A Corte da Festa da Colônia é formada pela rainha Maxine Fassbinder da localidade do Quilombo Alto e pelas princesas Alessandra Carina Grauer, da Linha Marcondes, e Mariana Pereira, da Linha Carahá.

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e co-patrocínio da Ambev. O evento tem o apoio da Roseflor, Sicredi, Construarte, Chocolate Caracol e Florestal Candies, Adylnet, Azul Viagens e Sebrae. Colaboração da Cristais de Gramado, Agente Cultural, AM Produções. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com a Festa da Colônia como Receptivo Oficial. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do ExpoGramado a Feira Feito em Gramado.

 

Serviço:

30ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 23 de setembro a 12 de outubro de 2021.

Fechado nas terças, com exceção do feriado do dia 12/10.

Segundas, quartas e quintas e domingos das 10h às 22h.

Sexta e sábado das 10h às 23h.

Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.

 

 

 

Fotos: Cleiton Thiele

Tags:O interior na cidade

Confira outros posts

Concurso nacional vai mostrar Gramado em prosa e versos
Inicia nesta sexta (10) a venda de ingressos dos espetáculos do 36° Natal Luz
Segunda etapa do Circuito Municipal de Corridas está com inscrições abertas

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!